domingo, 17 de setembro de 2017

A «Quinta do Paraíso»!

Fuzileiro que passou por Moçambique sabe onde fica a Quinta do Paraíso e deve lembrar-se, tal como eu me lembro, das belíssimas "galinhas à cafreal" que lá se comiam. Bem picantes e bem regadas com a famosa Laurentina, não havia petisco melhor que aquele.


Nada que se compare com o frango africano que o Varela serviu, ontem, a todos os benfiquistas que se deslocaram ao Bessa para apoiar o seu clube do coração. Eu até tinha decidido não falar de futebol, hoje, mas caiu-me tão mal esta receita do Varela que não pude conter-me. Aquilo não se faz! E se eu já estava mal disposto com a dor de dentes que me tem afligido nos últimos dias, pior fiquei com o petisco servido à hora do jantar.
A culpa não é dele, ouvi dizer ao meu lado, é de quem o meteu na baliza. Não estou assim tão de acordo com quem defende esta teoria, eu até gosto do Varela. Não digo que seja um guarda-redes do outro mundo, mas também não acredito que possamos lá ir com o velho Júlio César já se sente na reforma. Foi uma hora má e, infelizmente, não foi só o Varela a meter água. A falta de espírito batalhador dos dianteiros do Benfica começa a mexer-me com os nervos, eles nem da grande área se aproximam, mal se aproximam da primeira linha defensiva viram as costas e passam a bola para trás.
Já não é a primeira vez que falo nisto e começo a acreditar que o Rui Vitória está a falhar na sua missão, ou falha no treino que lhes está a dar, ou na motivação que não consegue incutir nos jogadores. Se eles entram em campo sem vontade de correr ou atacar a baliza adversária algo de errado se passa, ou estão cansados ou na equipa errada. Não sei se devo começar a advogar a substituição da equipa técnica, mas os resultados até agora conseguidos começam a preocupar-me.


Mudando um pouco a agulha, acabo esta publicação de hoje com um assunto que tem provado ser de primordial importância nos últimos dias, a defesa do clima. Na reunião havida, ontem, em Paris, o delegado norte-americano mostrou abertura para se voltar a discutir o «Acordo de Paris», contrariando a posição, totalmente contra, assumida por Donald Trump na última reunião.
Comecei por escolher este assunto, porque achei piada à fotografia. Esta reunião de nível mundial e da maior importância parece coisa de pobre, do modo como aparece na fotografia. Dá-me a impressão de todos os participantes terem ido almoçar a um restaurante e , no fim do almoço, terem arrumado as mesas e cadeiras, do modo que se vê na imagem, para discutirem aquele "assuntozinho" que ali os levara. Então não mereciam o melhor auditório de Paris?

3 comentários:

  1. Não entendo muito de futebol, mas já me tinha apercebido daquela tática de em vez de jogarem para dentro da baliza, viram-se e passam a bola para trás que nem sempre vai parar aos pés que pretendem!
    A foto em baixo também me assusta porque não são meia dúzia de gatos pingados, que fazem mudar a força da natureza e se for como eu ontem ouvi, os furações e mudanças de temperaturas vão ter tendência a rumarem em direcão a Portugal, posso já cá não estar, mas ficam as novas gerações.

    ResponderEliminar
  2. Do que te devias lembrar hoje,
    da galinha, picante, à cafreal
    por algum motivo de certeza foi
    que tenha sido por bem, não por mal!

    Pois é isso mesmo, agora é que eu estou acordando,
    porque, na sexta jornada, sofre uma derrota o Benfica
    talvez? Por culpa dos que na relva andaram passeando
    vendo a bola chutada pelo adversári entrar na sua baliza!

    Quanto ao lugar escolhida para a reunião daqueles senhores, em defesa do clima. Acho muito bem, que seja o mais desconfortável possível, que é para melhor compreenderem de que devem continuar e não virarem as costas a um assunto tão importante. O qual deve ser quanto antes ser resolvido. Para o bem da humanidade!

    ResponderEliminar
  3. Lembro-me do frango, mas não sei se foi na quinta do Paraíso. Penso que não.
    O frango do Varela foi bem mais indigesto. Creio que já disse que o filhote é benfiquista ferrenho. Quando telefonou ontem à noite estava bem zangado. Quando eu lhe perguntei se queria o Júlio César de volta ele falou-me de um puto, não me recorda o nome. Quando lhe disse que o Benfica não era equipa para ter um puto na baliza, ele respondeu que o Baía era um puto quando tomou conta da baliza do Porto. Independentemente do frango do Varela, continuo a pensar que o Fejsa está a fazer muita falta na equipa.
    Quanto ao acordo de Paris, também penso que mereciam melhor auditório, mas sobretudo o que faz falta é empenho em mudar o rumo da coisa, no sentido de acalmar a natureza.
    Um abraço

    R: Pedro é um bom inspetor. Também que eu saiba o Sócrates nunca trabalhou para o Gabriel.

    ResponderEliminar