quinta-feira, 2 de novembro de 2017

Ouro líquido !

Às 07.37 horas deu um chuveiro que dava gosto ver. Mas durou apenas dois minutos. Talvez tenhamos a sorte de ele se repetir umas quantas vezes ao longo do dia. E continue amanhã e depois de amanhã também. Nesta situação nunca será demais.
Muito embora, verdade seja dita, para pouco serve a chuva aqui na Póvoa. Talvez limpar ou desentupir alguns bueiros e sarjetas que não vêem água há muitos meses, de resto só obrigam as pessoas a andar de guarda-chuva na mão, o que causa imensos transtornos.
Chover e bem devia ser nas montanhas do interior para que a água escorra para os rios e encha as barragens, além de se infiltrar na terra e começar a fazer nascer o pasto para os animais herbívoros. Os garranos do Gerês trincam qualquer coisa por mais dura que seja, mas cabras e ovelhas precisam de algo mais macio.
Manter animais presos nas cortes e currais alimentando-os a palha ou ração não é negócio, pasto na natureza é que é bom. E de borla.
No meu tempo de criança - vivia numa aldeia do Baixo Minho - ouvia os velhotes dizer, em relação à chuva, ela que venha, mas temperada. Acho que na situação presente, mesmo que venha destemperada o povo agradece!

3 comentários:

  1. Por aqui caíram unas chuviscos que nem deu para acalmar a poeira. Às 7.30 estava tudo tão escuro que parecia que vinha lá imensa água. Já está o céu quase limpo.
    Abraço

    ResponderEliminar
  2. Eu já hoje fui regado e deu para lavar o carro e segundo os entendidos vai durar até sábado, mas amanhã acompanhada de trovoada e os rios com água da cor da cinza também não é bom.

    ResponderEliminar
  3. Foi chuva de pouca dura,
    lágrimas de choradeira
    aqui mal apagou a poeira
    na terra seca sem verdura!

    ResponderEliminar