sexta-feira, 3 de novembro de 2017

Velhas recordações !

Peguei nesta imagem que vem nas notícias de hoje - sobre a Websummit de Lisboa - para vos contar uma história dos velhos tempos, coisas que o Alzheimer ainda não me apagou da memória.


Reparei na irregularidade da parte da frente das calças do moço da direita, o que me leva a crer que ele não é maricas. Querem saber porquê? Calma que eu explico, mas a história é longa.
Não deve existir nenhum ex-combatente da Guerra do Ultramar que tenha estado em Nampula e não tenha ido, pelo menos uma vez, ao bairro da Metecolia. Eu fui várias vezes, não me importo de o confessar. Aquele bairro era o supermercado do sexo e nós não passávamos sem ele.
No centro do bairro, se estou bem recordado, existia uma cantina onde se combinavam muitos encontros e se molhava a goela com uma bebida fresquinha. Nessa cantina era habitual parar uma negra já velhota, reformada por certo do negócio da carne viva, que gostava de meter conversa com os jovens militares que por ali cirandavam às dúzias.
Uma certa vez, em que calhou eu estar presente, ela virou-se para um jovem furriel e perguntou-lhe:
- Quando vestes as calças, tu arrumas o coiso (ela deu-lhe mesmo o nome que vocês estão a pensar) para a esquerda ou para a direita?
- Porquê, perguntou o rapaz admirado com tal pergunta.
- Porque quem o arruma para a direita, se não é, há-de ser.
- Há-de ser o quê?
- Maricas!
E agora, para ficarem a conhecer esse famoso bairro vejam a notícia e imagem abaixo.
A imagem e as palavras abaixo são do jornal «A Verdade» publicado em Moçambique e que, de vez em quando, folheio para saber novidades. A imagem nº 2, ao centro, mostra o bairro da Metecolia (como nós lhe chamávamos) tal como me lembro dele. O chão de areia fina, muitas palmeiras e palhotas a perder de vista.


Ninguém sabe ao certo a data do surgimento do bairro de Namutequeliua, mas a verdade é que o mesmo começou a tomar forma no período colonial. Os primeiros habitantes foram os colonos portugueses devido à sua aproximação do Aeroporto Internacional de Nampula. Namutequeliua situa-se no Posto Administrativo de Muhala, concretamente na zona urbanizada número 1, no município de Nampula.
É composto por seis unidades comunais. Na zona Norte é limitado pela Avenida do Trabalho e pela translação da rua que dá acesso ao bairro de Namicopo. A Sul faz limite com a Avenida Eduardo Mondlane, a Este encontra-se o Posto Administrativo de Anchilo, distrito de Nampula-Rapale e a Oeste a Rua John Issa.

4 comentários:

  1. Bom observador, imaginativo e fértil na memória . Pelos vistos, a experiência da africana lá do sitio terá a sua razão, talvez porque tenha aprendido com rapaziada do Puto, na medida em que por cá já se conhecia essa teoria ; embora, haja quem afirme que, a maricagem, não arruma nem à esquerda nem à direita, mas sim ao centro e apontado ao terreno que também os há-de comer ; isto, se andarem de carrinho, porque se for de barco, atracam de popa . Sobre a bebida fresquinha, que saudades eu tenho das catembes inesquecíveis . Um abraço .

    ResponderEliminar
  2. Chiça que paciência a tua. De todos os pormenores desse bairro ainda te lembras. Mas, o que é que tem a ver o cu com as calças, ou com "talha bestas" virado para a direita ou para a esquerda, para se perceber de que não é maricas. cada um leva onde quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Essa coisa da esquerda e da direita, é parte integrante da política que em vez de ajudar só complica!

    ResponderEliminar
  3. Bom estive dois anos em Nampula, mas acredite que as minhas recordações são muito diferentes das suas. Rsrsrs.
    Abraço

    ResponderEliminar
  4. Sinal que 'os cabeça' ainda funciona a 100%... Estive no Hospital de Nampula e fiz tantas visitas ao referido bairro quanto o pré de grumete me autorizou... Excelente post, deu para matar saudades.

    ResponderEliminar