quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Dediquei.me às laranjeiras !


Hoje foi dia de laranjas e laranjeiras e foi por isso que não houve a publicação do costume. Agora com pressa para ver um programa de televisão que começa daqui a 3 minutos, mas se voltarem aqui mais logo eu desenvolvo a história. Ok?
-----------------------------------------------------------------
Bem, a história é bem simples, mas é uma história mesmo assim e não faz mal nenhum contá-la. Em 2001, já lá vão perto de 17 anos, comprei esta casa, onde hoje moro. Na primavera de 2002 comecei a arranjar o terreno que estava a monte há alguns anos e a plantar algumas árvores. Além das habituais pereiras e macieiras, plantei também um limoeiro e uma laranjeira. Enquanto o limoeiro foi crescendo sem parar, a laranjeira ficou parada no tempo sem crescer.
Mesmo pequenina como era, no primeiro ano deu 6 laranjas, no ano seguinte 12, depois 24 e no quarto ano 48. Curioso o número que era sempre o dobro do ano anterior. E as laranjas eram de óptima qualidade, docinhas como mel e sem pevides (sementes), o que as valoriza ainda mais.
Entretanto, cheguei à conclusão que a tinha plantado muito próxima do passeio e se ela decidisse crescer ia ser um empecilho, com os ramos sempre a bater-nos na cara, quando por ali passássemos. A solução passou por arrancá-la e mudá-la de sítio, coisa de que ela não gostou nada e, como vingança, ficou 2 ou 3 anos sem dar fruto.
Chateado pela falta de laranjas que ela nunca mais me dava, resolvi comprar uma segunda laranjeira e plantei-a mesmo ao lado da primeira, pensando em arrancar, mais tarde, aquela que se portasse mais mal. Essa laranjeira crescia sem ordem de Deus e, ao longo de 3 anos transformou-se num monstro, mas nunca deu uma laranja. Teve a sorte que merecia, levou uma machadada e foi para o contentor do lixo.
Continuei a tratar a minha pequena laranjeira como se fosse um bonsai. Depois da mudança de lugar, deitou algumas crescenças novas, começou a dar fruto ano sim e ano não. E nos últimos dois anos em que deu fruto, não chegou a 10 unidades e de tamanho enorme, mas de casca tão grossa que pouco restava para eu me deliciar.
Assim sendo, perdi a paciência e resolvi, hoje mesmo, ir ao viveiro comprar 2 ou 3 para começar de novo. De manhã peguei no carro e fui até ao viveiro do Sr. Dias que fica a uns 20 Kms daqui. Lá chegado não o encontrei, o que me admirou, pois ele nunca de lá saía. Deitei as unhas ao telemóvel e liguei-lhe para saber por onde andava. Respondeu-me do hospital, dizendo que estava a fazer quimioterapia, mas disse-me que a sua mulher estaria no viveiro da parte da tarde.
Tive que regressar à Póvoa, engolir o almoço, deixar o relógio avançar duas horitas, para dar tempo à senhora de tratar das suas coisas e apresentar-se no viveiro para me aturar. Pelas três e meia da tarde lá chegou ela, acompanhada de um empregado que trata da parte mais pesada do serviço. Perguntei-lhe qual era o mal do marido, cancro no fígado, respondeu-me ela. Lá lhe disse umas quantas palavras de conforto e mandei as melhoras para o Sr. Dias, sabendo que não haverá melhoras nenhumas. E meti as três laranjeiras no carro e piquei a mula, a caminho de casa, para ter tempo de as plantar, antes que o sol se escondesse.
Por curiosidade, quero referir ainda que, de manhã, antes de rumar a este viveiro onde fiz a minha compra, passei por um outro que vende plantas de jardim, coisas muito bonitas, palmeiras, árvores exóticas e por aí fora. Parei e perguntei se também vendiam árvores de fruto. Responderam-me que sim e que laranjeiras também tinham. Pedi para as ir ver e mandaram uma empregada comigo. Lá chegado perguntei quanto custavam as laranjeiras. Respondeu-me que antes tinha que escolher a laranjeira e só depois me poderia dizer o preço.
Apontei para uma que me agradou à primeira vista e que tinha meia dúzia de laranjas penduradas. Quarenta euros, disse ela sem hesitar. A sério, perguntei eu. É verdade e é um bom preço, coisa boa custa caro. Disse-lhe que ia pensar no assunto e que mais tarde voltaria a passar por lá. E à tarde, lá comprei as 3 laranjeiras, carregadas de laranjas, só uma delas tinha mais de 30, pelos mesmos 40 euros que me pediram de manhã, mas ... ainda trouxe 10 euros de troco!  

16 comentários:

  1. Actividade louvável, Tintinaine!

    Nesta fase do campeonato,dedicação à vitamina C,só pode resultar em benefício para a saúde!!!

    ResponderEliminar
  2. Laranjeira carregada de laranjas,
    manda por ai abaixo um cesto delas
    batatinhas vê lá se também mandas
    não te esqueças do azeite para elas!

    ResponderEliminar
  3. Com o fro de Janeiro, toda essa vitamina C é uma arma de peso.
    Abraço.

    ResponderEliminar
  4. Com árvores de fruto em geral é difícil adquirir sucesso. Parece fácil, mas não é; porque as componentes em jogo são muitas. A terra que as vai alimentar; o clima do local que as circunda; se são enxertadas ou não; se a casta é apropriada para a zona; se é adaptada mais para o sol ou sombra; rega: frequente ou não etc., (cada caso cada situação)...!? Temos ainda: se foi ou não geneticamente modificada (para mim, um erro tremendo em mil e um aspectos; assunto a desenvolver se interessar). Sou filho de lavradores mas nunca liguei nada a lavoura: "muito trabalho pouco dinheiro", por isso recorri a uma possível carreira na Marinha a qual saiu furada porque, a jovens sem experiência, nada os contenta...! Sou cinquentenário na diáspora, construí casebre na santa terra que me viu nascer. E finalmente vou-me interessando como 'hobby' do assunto em causa. Então na propriedade onde moro, a qual alguns escolas conhecem, venho plantando árvores e flores conforme me dá na gana! Quando vou a mercado faço perguntas sobre tudo o que se refere a este imbróglio. Tenho aprendido umas coisas com mentiras à mistura já que a NET só não chega. Tenho 10 tangerineiras que são um espetáculo plantadas previamente. Mais 50, de várias qualidades com 3 anos de idade onde, o sucesso com algumas tem sido excelente, outras nem para passar porque me arrasam o cabedal que já anda pela rua de amargura!! Se algum de vós ler o artigo todo, o que duvido, porque é comprido como caraças tem direito as uma tangerinas em Novembro e a uma banhóca no rio Lis, mesmo ao fundo. Este ano tenho mais 50 a plantar. Haja juizo, né? Ciao, ciao!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se andas a plantar citrinos a pensar na comercialização da fruta, o melhor é desistires já, pois ninguém paga o preço da apanha. Aqui oferecem 0.10€ pelo kilo de limão e eu mando-os logo ir apanhar onde apanham as galinhas.
      Um filho da minha escola que e quase teu vizinho tem laranjeiras em barda e também não apanha uma laranja. Custa-lhe mais o preço da jorna para as apanhar do que aquilo que lhe pagam por elas.

      Eliminar
    2. It's only an hobby, dear friend. Estou reformado e tenho que dividir obrigatoriamente o meu tempo entre os meus dois amores; Portugal e a terra que me acolheu, a dos Corte Reais onde passo os meus dias por causa do frio, praticamente na toca...; mas no Jardim português dou largas à minha jardinagem já que Golfe, caça, cartas etc., etc..., não me dizem muito. Xau, xau e xoxos!

      Eliminar
  5. bom dia
    o que me admira é no dia de ontem nem sequer ter pensado nem falado no BENFICA .
    console se com as laranjas e uma boa sexta feira .
    JAFR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pensar eu pensei, mas por vezes mais vale ficar calado. Estou a adivinhar que o Luisão vai voltar à equipa e as boas exibições dos últimos tempos vão pró brejo.

      Eliminar
    2. pois parece que lhe vao renovar o contrato por mais um ano !!

      Eliminar
  6. Já plantei várias arvores incluindo uma figueira/diospireiro mas os pássaros/morcêgos acabam sempre por me comer a fruta... Aqui há uns anos plantei um mango que apesar de ser abanado de vez em quando com ventos fortes continua com ar saudável... E claro tenho ainda a fruta do Pingo Doce cá do burgo!

    ResponderEliminar
  7. Mas a árvore que nos mostras parece-me mais uma clementineira, ou tangerineira? Ou estou enganado!
    Compraste cedo demais, só se aí na Póvoa não cai geada daquela que queima tudo onde cai, sabes que em junho tens que as podar e abrir, senão criam fungos e dão os frutos mais pequenos e em novembro têm que levar o tratamento de inverno (calda bordalesa), trata delas amigo, para elas te retribuírem dando-te bons frutos.

    ResponderEliminar
  8. Mais citrino,menos citrino,o raio do futebol tem de vir sempre à baila !
    Chiça !!!

    ResponderEliminar
  9. Como eu não tenho quintas nem quintões,
    achei por bem no meu conto ficar calado
    por dispensadas serem as minhas opiniões
    uma vez que estás sendo bem aconselhado!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sei que contigo eu posso contar
      Porque na Póvoa moramos os dois
      Tudo que escrevo deves comentar
      Na frente do carro vão os bois !

      Eliminar
    2. Quando for a carroça a puxar os bois,
      então o mundo estará virado do avesso
      se eu for primeiro te contarei depois
      te garanto de o fazer não me esqueço?

      Eliminar