sábado, 20 de janeiro de 2018

Eu sou um filósofo !

A palavra "filosofia" (do grego) é uma composição de duas palavras: philos (φίλος) e sophia (σοφία). A primeira é uma derivação de philia (φιλία) que significa amizade, amor fraterno e respeito entre os iguais; a segunda significa sabedoria ou simplesmente saber. Filosofia significa, portanto, amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber; e o filósofo, por sua vez, seria aquele que ama e busca a sabedoria, tem amizade pelo saber, deseja saber.


Não um desses grandes filósofos da Grécia Antiga, ou de Paris do Renascimento, mas um pequeno filósofo que conhece as águas em que navega e não tem medo de afundar-se. Diz, ali em cima, «amizade pela sabedoria, amor e respeito pelo saber» e é isso em que eu acredito e procuro viver de acordo com esse sentimento cada dia da minha vida.
Desde a mais tenra idade que luto para saber mais, procuro a razão de ser das coisas e nunca me dou por satisfeito. Os sentimentos humanos são, fora de qualquer dúvida, a coisa mais complexa que há. E estudá-los e compreendê-los é uma missão da mais alta importância.
O amor e o sexo são o motor da maioria dos sentimentos responsáveis pela maior parte dos crimes que afligem a nossa sociedade. O celibato dos padres católicos, a homosexualidade, a pedofilia, assim como outras acções ou opções de vida que rompem com a normalidade são matéria mais que suficiente para um tratado de muitas páginas sobre a mente humana.
Mas não é esse assunto que me vai tirar o sono, prefiro ficar-me por coisas mais terrenas, como o futebol, por exemplo, e perceber o que fez o Fábio (Caxineiro) Coentrão jurar amor eterno ao Benfica e, ontem, equipado com as cores de Alvalade, chorar por não ter ganho o jogo e acabar por partir, a soco, a cobertura do banco de suplentes.
O «caxineiro» clássico vivia de ir ao mar buscar peixe e pôr as suas mulheres a vendê-lo o melhor que pudessem. Nas horas em que o mar não permitia a pesca passava o tempo na taberna, jogava às cartas e ao dominó, ou emborcava copinhos de bagaço até as pernas se recusarem a levá-lo de volta a casa. Agora, os caxineiros modernos jogam à bola, vão para o Benfica, rendem milhões quando vendidos aos grandes da Europa e um só destes caxineiros põe mais dinheiro no banco que todos os pescadores das Caxinas em conjunto.
Raciocinar sobre estas coisas é filosofia e por isso afirmo que sou um filósofo.
E logo, pelas 6 da tarde, joga o Benfica !!!

8 comentários:

  1. Caxineiros ou madeirenses, é preciso é apanhar aquele comboio da vida de que fala a história da nossa amiga Elvira! Quem não apanha esse comboio fica pelos bares da estação virando copos e
    abraçado à Maria joana.

    ResponderEliminar
  2. E porque tu és um filosofo,
    passas a tua vida a filosofar
    como se acende com um fosforo
    a lenha que arde até se apagar!

    Bom fim de semana. Prepara-te para assistires a mais uma vitória dos encarnados!

    ResponderEliminar
  3. De mão estendida ao outro,
    está aquele pedindo esmola
    aqui neste mundo tão louco
    bem goza a vida o gabarola!

    ResponderEliminar
  4. Ganha muito mais e não corre o risto de deixar uma viúva a chorar nas areias da praia.
    Que seja um bom jogo
    Abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  5. Se tivesse a tua capacidade de colocar no papel o que me vai na alma, nem uma virgula mudaria no que acabaste de organizar no teu post! Vejo-me; ao ver-te a ti, como fiel imagem no espelho. Sempre gostei de conviver com os que sabem mais do que eu; sempre fui um iniciador de assuntos de interesse didáctico quando estou agrupado com os que mais gosto. Quero aprender sempre, por isso faço perguntas que nem um miúdo a tentar descobrir o mundo. Quando estou certo do assunto em baila quero compartilha-lo a toda a força... Se não fosse esta a minha forma de ser e estar na vida com toda a certeza que pouco mais do que o resultado 2x2 seria o meu limite na matemática e não só(!?) O porquê das coisas sempre despertaram o que de activo ainda tenho na mente.
    Bola, oh 'yes'! Agora mesmo, vejo o Manchester City, do Guardiola, vs Newcastle. Quem vê o Manchester e o Barça, só a camisola não é igual, o resto; técnica e tudo mais é passado a papel químico. No momento 2:03pm, o MCI ganha por 2 a 1. Um espectáculo! Xoxos (beijos e abraços à inglesa para os que não sabem). Ciao/Xau como no país da bota.

    ResponderEliminar
  6. Hoje passo por aqui,não para filosofar,mas para te parabenizar pela vitória do BENFICA !
    (é esta,hein)???

    Tem um excelente final de semana.

    ResponderEliminar
  7. bom dia
    já não sei onde ouvi isto mas não me esqueci

    já dizia Aristoteles
    e a sua filosofia bruta
    a puta é filha da vida
    e a vida é filha da puta

    desculpem qualquer coisinha
    JAFR

    ResponderEliminar
  8. O Bocage é que dizia,
    a vida é filha da puta
    a puta é filha da vida
    nunca tanto filho da puta
    vi na puta da minha vida!

    ResponderEliminar