terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Rise and shine !

Acordar, esfregar os olhos, saltar da cama e partir para a luta com uma vitória como alvo. É assim que deve ser a cada dia da nossa vida, pois dos falados não reza a História.


Lembrei-me desta expressão muito usada pelos britânicos quando querem ser auspiciosos em qualquer situação. E há vários casos, mencionados em notícias recentes que me vão servir de exemplo para justificar esta abordagem.
O primeiro caso e que está a ser objecto de tiradas hilariantes dos humoristas americanos é o «check up» que o Trump vai fazer ao seu corpo. Eles, com alguma razão, perguntam:
 - Porquê fazer um exame geral ao corpo se é a mente dele que está doente?
Preciso acrescentar mais alguma coisa?
O segundo caso tem a ver com a nova lei que o presidente de Angola está a pensar publicar para obrigar os angolanos que têm riquezas no estrangeiro a levá-las de volta ao seu país. Ele bem promete que ninguém vai ser penalizado ou condenado, nem lhe vão fazer perguntas sobre a origem do dinheiro, mas quem acredita nisso? Vocês estão a ver a Isabelinha dos Santos a passar para o Estado Angolano a propriedade das empresas que detém em Portugal? Eu não, nem em sonhos!
O terceiro caso tem a ver com a ronda de conversações que está a decorrer entre as duas Coreias. O mundo inteiro gostaria que fizessem as pazes, que se juntassem de novo e acabassem com aquela loucura do atrasado mental que governa a parte do norte e é amigo de russos e chineses. Alguém acredita que esse sonho se vai realizar algum dia? Como diz o brasileiro:
- Ma isso é nunquinha mêmo!
O quarto caso refere-se à legalização da Cannabis que vai ser levada à discussão no Parlamento, em breve. Já estou a ver a quantidade de gente que esfrega as mãos de contente por, finalmente, não ter que fazer a viagem até Marrocos para comprar o "fumo". E as farmácias a imaginarem o crescimento dos seus ganhos, tão reduzidos que foram com a introdução dos genéricos. Venda sem receita médica, é favor não esquecer, para tornar a vida mais fácil para todos.

10 comentários:

  1. Aquela espécie está tão doente,
    o homem a ele próprio se elogiou
    mas mais culpada será aquela gente
    para presidente da América nele votou?

    Quanto ao presidente de Angola. O pobre coitado agora de barriga cheia, está deveras revoltado por a justiça portuguesa não acreditar na justiça angolana, palavras ditas pelo próprio.
    Mas quem é que poderá acreditar em mentirosos de meia tigela?
    Pois eu também não acredito que a Isabelinha dos Santos, transfira para Angola a fortuna que tem em Portugal. Se ela fosse parva não teria o que tem.
    Quanto ao maluco da Coreia, só o coveiro ou a cremadora poderão pôr fim às suas maluquices?

    ResponderEliminar
  2. Entre os casos da actualidade que nos apresentas, há uma que vou destacar e é a última que está fresquinha! Queres ver que é desta que vou ficar rico! Ouvi dizer que é cura para o cancro entre muitas outras soluções medicinais, vou transformar a minha quinta numa plantação, porque para uso próprio vou estar autorizado e de noite sempre vou vendendo umas embalagens para ajudar o orçamento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem com a riqueza se elude,
      com seus pés descalços anda
      pensa mas é na tua boa saúde
      esquece o negócio da Liamba?

      Eliminar
    2. A liamba no mato é de borla.
      Oferecida pela natureza,quem quer ,colhe e consome !!!

      Eliminar
  3. Voltando "à carga":algum Combatente dos que por aqui vão passando,assume ter fumado liamba aquando da sua comissão no ultramar?

    Curiosamente,passando ronda pelos inúmeros sites de antigos Combatentes,tudo e mais alguma coisa é recordado e assumido, excepto a milagrosa LIAMBA !

    ResponderEliminar
  4. O pessoal que estava em destacamentos no mato,desde o ínicio da Guerra sabia muito bem o que era liamba !
    Os povos indígenas consomem liamba desde tempos ancestrais.

    As Companhias que prestaram serviço em zonas civilizadas,é óbvio que ignorassem esta realidade !!!

    ResponderEliminar
  5. Cumpri o serviço militar em Moçambique. Mas foi em Angola que no final dos anos sessenta conheci a verdadeira liamba. Assumo ter dado uma passa mas não me agradou. Por isso, mesmo, não continuei!

    ResponderEliminar
  6. Em Angola (Mayombe) liamba era à "descrição"!
    Davas uma caixa vazia,de ração de combate ao indígena,e ele regressava com ela bem atestada a troco de uma cuca,percorrendo 200/300 metros .
    Antes da saída para patrulha ou operação (quando apeadas) quase a totalidade do pessoal do Grupo de Combate,curtia uma cónica de liamba.
    A partir daí é até ao regresso,nem tabaco se consumia.
    Não esgotar a água do cantil ou as munições,passava a ser uma paranóia....!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  7. O Presidente de Angola tem muito esperto nos cabeça... Fácil deduzir que ao pedir o Vicente de volta e querer implantar uma lei para que os ricalhaços do país transfiram a ma$$a é um aluno do Mário dos Tubarões... Suponho que o Ultimatum a Portugal não vai dar resultado nem a transferência de riqueza.

    ResponderEliminar